quarta-feira, 7 de abril de 2010

JÁ ME TINHA ESQUECIDO DOS PROBLEMAS

Como se não bastassem os ovos goros serem mais que muitos,alguns canários morreram na casca.Mas tudo isto é normal,só não acontece a quem não cria.
Tenho problemas como toda a gente,se não os tivesse é que era de admirar,é preciso ter muita calma e paciência para conseguir superar todos estes problemas que nos vão surgindo no nosso dia a dia de criações.Quem tem meia duzia de femeas tem problemas imaginem quem tem 145 femeas?

Já comecei com as trocas de ninhos,sou obrigado a isso para tentar salvar aqueles que eu quero tirar filhos,porque algumas fêmeas não estão com vontade de lhes dar comida.

Hoje uma fêmea castanho amarelo mosaico,c/5 ovos galados, e 4 filhos nascidos,filhos do macho do SrºGinacarlo Cuell,que são os que eu queria aproveitar estavão os 4 mortos sem comida dentro do ninho,com ela em cima.Daqui a 3 ou 4 dias leva com o macho outra vez,mas depois vou meter os ovos dela debaixo doutras,este ano já não a deixo criar mais.Esta raça não costuma me fazer destas partes.

Afinal um dos machos castanhos opalas vermelho mosaico que eu trouxe de Italia,e que eu gostava de conseguir obter alguns filhotes,galou 3 ovos com a 3ªfêmea,deixei-o ficar com a fêmea na gaiola,há bocado á hora do almoço,apanho o macho a comer os ovos,picou os ovos com canários dentro para nascerem dia 11 de Abril.Só não o matei porque quero tirar filhotes dele.Se fosse um canário nascido cá não picava mais nenhum,disso tenho eu a certeza.

8 comentários:

José Martins disse...

Amigo!
és um espectáculo!!!
não consigo deixar de visitar-te todos os dias porque tambem eu tenho problemas tal como tu! mas para te dizer a verdade acabas por me divertir com a tua forma saudável de ver as coisas!! tambem eu tenho um macho que gosta mais de ovos do que galar!!! se fosse daqueles que nós sabemos já tinha tomado um "cházinho de mosaico" mas como é dos "tais" ... vai-se safando!
um abraço e que tudo nos melhore aos dois!

José Martins
Mafra
STAM BZ02

Carlos Faisca disse...

Boa tarde amigo Jose Martins

Tenho de levar isto na desportiva,senão passo-me com tanta palhaçada.
Um dos meus castanhos opala vermelho mosaico que veio da exposição de Reggio Emilia,esta cheio de sorte a dele que galou 3 ovos com a 3ªfemea,a partir de agora só vai galar,vai ter pelo menos meia duzia por conta dele.(ovos nem os vai ver mais,porque quando não tiver femea para galar,vai para uma gaiola de exposição)elas vão criar os filhotes sozinhas.

Um abraço
Carlos Faisca

Eduardo_canarios disse...

Boa noite;
Eu também estou a ter problemas com as crias a morrerem na casca,não é muito significativo mas um numero considerável..a humidade não é...não exontro explicação para tal facto,enfim...
Desejo-lhe melhores dias e boas criações!
Abraço

Canarios_paulmart disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Canarios_paulmart disse...

Boas amigos, tive fazendo uma pesquisa a varios criadores, os problemas que o Carlos está a ter estão tendo 90% dos criadores até criadores espanhois estao desorientados com esse problema, julgo que deve ser das temperis que esteve passando em nivel geral pelo país, nao á que desanimar e como diz o Faisca e bem temos de levar isto da desportiva, um abraço a todos e bom animo pras restantes criações.

Paulo Martins

Carlos Faisca disse...

Bom dia a todos

Pois é problemas quem os não tem?
Hoje ate começei bem o dia,uma femea cstanho pastel do ano passado,que deu uns filhos espectaculares,e que teimava em arrancar,eu ate estava admirado,por ela não fazer o ninho,porque tinha apontado as melhores referencias sobre ela,boa mãe,criou-me 8 filhotes o ano passado em 2 criações,este ano já não vai criar,já esta no lixo.
Resumindo este ano já me morreram 3 femeas,uma pastel,uma opala vermelha e uma phaeo amarela.
Só fazem falta as que cá estão.

Isto este ano esta a melhorar de dia para dia.É preciso é ter calma e muita paciencia e alguma determinação para saber dar a volta á situação.
Vendo a coisa doutra maneira,só preciso de 30 para levar a Reggio,mais outros 30 para levar ao Mundial,se gastar as anilhas todas,o que é que vou fazer com eles?
Amigo José Martins,não vale a pena muito stress,ainda podemos ser campeões,e ganhar a taça UEFA,mas como em tudo na vida,um pouco de sorte também ajuda muito.

Boas criações também para para os amigos Edu e Paulo Martins.
Um abraço

Carlos Faisca

Canários Nené disse...

Amigo, o mal é geral, todos nos queixamos, todos os anos há novidades nas criações e não conseguimos explicar, ainda bem que levamos na desportiva senão já estavamos malucos.
Abraço.

Carlos Faisca disse...

Ola Néné

è como tu dizes,temos de levar isto na desportiva,senão damos mesmo em malucos.Não viste a minha figura com o saco de lixo na mão a entrar na farmacia.Só de loucos mesmo!!!

O que mais me custa é ve-los morrer,sem saber o que fazer.Penso que as proprias mães tambem devem de sofrer com a situação.

Quando uma femea que no ano anteroir não deixa morrer um unico filho,e este ano os joga fora,é por alguma razão não acham?

Quando estava todo preocupado que as femeas não agarravam choco,o problema já tinha começado,elas já tinham dado o primeiro sinal,eu é não percebi.

Boa sote para as tuas criações Néné,vê lá se te esmeras que temos de ir a Espanha e ao Mundial.

Um abraço

Carlos Faisca