terça-feira, 13 de abril de 2010

CORAGEM E MUITA FORÇA DE VONTADE !!!!

Ontem anilhei os meus primeiros canários do ano,nem contei para não fazer medias,talvez uns 20 ou 25,se calhar nem tantos,e talvez outros tantos para anilhar se não morrerem ate lá,mas não me vou martirizar sobre o assunto,enquanto os anilhava sentia uma tristeza enorme de ver apenas 20 ou 30 ninhos com canários de entre as 145 gaiolas que tenho no meu canaril,com uma media de 2 canários por ninho,tenho alguns ninhos com 3 ainda vivos,todos eles opalas amarelos.

A situação é mais grave do que eu imaginava.Desde o dia 9 que não me nasce um único canário,morrem todos na casca.Dantes ainda nascia 1 ou 2 por ninho,mesmo com os ovos todos galados,depois noutros nasciam todos,e noutros nada.Tinha uns 40 casais,que foram os que arrancaram mais tarde para nascer entre o dia 8 e o dia 15 de Abril.
Hoje estamos a 13,e ainda não nasceu nem um,e desta vez os ovos estão quase todos galados.Há hora do almoço estive a partir alguns ovos para ver,outros joguei-os logo fora,alguns ate cheiravam mal,outros tinham o canário completamente formado,e morto lá dentro.Tenho cá um pressentimento que nesta criação não me vai nascer mais nada.

Não consigo ter explicação para o sucedido.Fiz a desparasitação 2 vezes,intervalada de uma semana, e este ano ate dei uma boa doze,depois dei o ESB3,nada mais.Nunca tinha dado este produto,foi a minha primeira vez.Troco as grelhas ou de semana a semana,ou de 15 em 15 dias como foi o caso quando os machos estavam sozinhos na gaiola,como tal não se justificava.

No meu caso tenho instalações novas,gaiolas novas,ninhos novos,tudo o que esta nesta garagem é novo,só encontro 2 justificações para o sucedido,ou os meus canários que foram ao Mundial apanharam qualquer coisa,ou os que foram a reggio emilia,ou então algum que eu adquiri em Itália.As coisas não aparecem por acaso.
Não podemos facilitar seja em que capitulo for.
Todos os pormenores contam para o sucesso de uma criação.
Tenho de assumir as culpas do sucessedido porque não fiz quarentena alguma,após ter trazidos os canários destas duas exposições.
Inclusive perdi 3 canários meus que participaram em reggio,e alguns deles dos que eu mais gostava.Dos que participaram no Mundial por enquanto não tive nenhuma baixa.

Uma coisa é certa,parece-me que ainda não tenho um único filhote dos canários que participaram no Mundial,tanto machos como fêmeas.
Hoje de manhã troquei mais uma vez os bebedouros todos,metendo BAYTRIL misturado na agua.Hoje já tenho uma desculpa para não estar na garagem logo á noite.Vou ao café ter com o pessoal,para assistir ao jogo do BENFICA-SPORTING.

Já me tinha esquecido,continuo a jogar os filhotes fora,agora já muito menos porque também não nasceram,como tal têm morrido os que encagalharam daqueles ninhos que tem filhotes,o que para mim é normal.

Agora vou continuar com o tratamento ate domingo e esperar pela próxima criação.
Se este ano não conseguir dar a volta á situação!!!Paciência,espero que para o próximo ano, não volte a cometer os mesmos erros.

7 comentários:

blogg do Pintatuga disse...

Conçerteza vai tudo correr melhor agora , com o tempo a melhorar mais calor , mas este ano esta mau pra toda a gente .

Nuno Carvalho disse...

Olá amigo Faísca..

Tenho acompanhado o seu blog e as suas frustrações.. Estava a evitar dizer algo pois nada que eu saiba pode ajudar, mas penso que tem de pensar masi positivo pois ainda falta algum tempo para o final das criações e ainda pode tirar umas aves para compensar o tempo perdido..

Ainda não posso comparar com as minhas aves, visto que elas vêm do seu canaril, tenho as aves todas no choco e só no fim de semana posso dizer algo...

Desejo-lhe sorte e que o seu problema seja resolvido o mais rapidamente possivel..

Abraço,
Nuno Carvalho

Carlos Faisca disse...

Boa tarde

O tempo era para melhorar,dizes bem,mas por enquanto a chuva mantem-se,mas o meu poblema não é esse.

Nuno não precisas te preocupar porque o problema apareceu na garagem nova,não na outra onde tenho os canarios para venda.Porque foi na nova que meti logo os canarios adquiridos e que vieram das exposições porque é lá que tenho as gaiolas individuais.

Pelo vi já tiraste filhotes.

Um abraço

Carlos Faisca

José Pinto disse...

Boa tarde amigo Faisca
Sou o José Carlos Pinto, de Queluz.
Dispensou-me 2 casais de castanhos pastel vermelho mosaico, que me entregou junto ao
Palácio e hoje mesmo de manhã verifiquei que de 5 ovos galados por casal já tinham
nascido 4 em cada um deles, espero que os 5ºs. também nasçam.
Digo isto para o amigo verificar que os seus pássaros estão férteis, pois eu não fiz
qualquer tratamento aos que me dispensou, pois o Sr. já o tinha feito.
Alguma coisa correu mal aos do seu canaril, mas não desanime porque estou convicto que na
próxima postura tudo vai correr melhor.
Viva o Benfiiiiiica
Abraço do amigo

José Carlos Pinto

Carlos Faisca disse...

Boa noite amigo José Pinto

Os canarios que tem os ovos brancos são a maioria de machos e femeas que participaram no Mundial,e como eu levei quase 40,e vieram praticamente todos para casa.
Alem de ter lá adquirido tambem alguns,mais aqueles que comprei em Reggio Emilia,que falharam praticamente todos.São muitos ovos brancos,tantos que se na 1ªcriação tirasse tantos filhotes como ovos brancos tive,era uma 1ªcriação espectacular.

Mas o meu maior problema é a mortalidade nos ovos.

Isso é que foi sorte amigo José Pinto,logo os 2 casais arrancarem ao mesmo tempo.É tambem sinal que os canarios estavam saudaveis,e sem problemas,não quer dizer que lá por não galarem não o estejam também.
Boa sorte para todos voçês.

Um abraço

Carlos Faisca

José Pinto disse...

Bom dia amigo Faisca
Hoje de manhã, depois de dar germinado à passarada, espreitei os ninhos dos "pastel" e verifiquei que tinham 5 passarinhos cada.
Portanto 10 ovos 10 filhotes.
Vamos ver se sobrevivem todos e se se fazem lindos canários como os pais.
Relativamente aos seus canários, espero e desejo que, depois do tratamento que o amigo está a fazer, tudo entre na normalidade na 2ª postura e seguintes.
Afinal, ainda resta tempo suficiente para recuperar.
Viva o glorioso SLB
Abraço
José Carlos Pinto

Carlos Faisca disse...

Bom dia amigo Jose Pinto

Alguns machos que me falharam a galar,e quase todos eles foram ao Mundial,estou a mete-los em gaiolas de exposição por cima dos viveiros,para ver se emagracem,para daqui a umas 2 semanas ou mais se necessario,os juntar com femeas,mas para já vou lhes fazendo o tratamento igual com o baytril.Papa para já nem lhe tocam,preciso de os ver a cantar forte para terem jovamente uma oportunidade de os jogar ás femeas.

Levo precisamente uma hora de manhã dia sim dia não para trocar todos os bebedouros,e não pensem que ando a brincar.
Mais meia hora para papa,e outra meia hora para tirar ovos ajudar a fazer ninhos e dar uma vista de olhos na passarada pequena.
No minimo todas as manhãs passo 2 horas com os meus canarios,para deixar as coisas mais ou menos em condições.

Sei que as anilhas já não vai possivel gasta-las todas,mas pelo menos que as coisas melhorem,para poder escolher alguns para expor.
Eu já acasalei tarde,como tal não já não tenho muito tempo para dar a volta á situação,mas se as coisas correrem espero melhorar na 2ªcriação.

Vamos ver se a sorte não me abandona,sim porque sem ela nada feito.Duma coisa tenho a certeza, tudo farei para a procurar,posso é não me cruzar com ela.Mas mesmo que isso este ano não aconteça,para o ano terei de modar alguns procedimentos.

O amigo tem quase tantos castanhos pasteis nascidos com 2 femeas como eu com 40 femeas.Não devo ter muitos mais.

Um abraço

Carlos Faisca