sexta-feira, 2 de abril de 2010

MAIS UM DIA PARA ESQUECER

Hoje foi mais um dia daqueles em que só me apetecia separar tudo e acabar já com a criação.Há qualquer coisa com a maioria dos canarios que adquiri no Internacional de Reggio que não consigo arranjar explicação.

Adquiri 7 machos e 13 femeas,a 4 ou 5 criadores diferentes em Reggio,e de todos eles,apenas 3 machos me galaram,por sorte um deles,é o que mais gosto,mas galou duas das minhas femeas,porque com a outra femea italiana,estavam todos os ovos brancos.Espero que a situação melhore para a 2ªpostura,embora tenha algumas duvidas em relação aos machos,e a algumas femeas que me metem os ovos de casca fina,e tão brancos,que nem côr têm,não se vêm os salpicos,como tal é quase impossivel estarem galados.
Até agora apenas tinha adquirido alguns canarios italianos,em 2007,numa banca no Internacional Dos Hermanas em Sevilha, a 2 criadores conhecidos,e os canarios ate não se portaram nada mal,e ainda continuam a criar em minha casa.

Também pode ser do tempo,mas entretanto tenho alguns ninhos de opalas vermelhos,de opalas amarelos e de alguns pasteis com os ovos todo galados,alguns dos ninhos c/6 ovos.
Hoje tirei o dia para limpar as gaiolas,ver os ovos,e fazer registos da passarada,e aproveitei para fazer alguns ajustes nos casais.

Espero que o vosso inicio tenha sido melhor do que o meu,pelo menos que consigam tirar alguns dos que mais querem.Não abusem com as amendoas.BOA PASCOA PARA TODOS.

8 comentários:

Canários Nené disse...

calma amigo Carlos, aconteceu-me o mesmo, como sabes utilizo um macho para duas fêmeas e então galaram umas e outras não. a natureza é assim não tem explicação, vais ver que não voltarão a desiludir.
um abraço.

Carlos Faisca disse...

Boa noite amigo Néné

Este ano meti os machos sozinhos cada um na sua gaiola,desde o inicio de Janeiro,com 15 horas de luz,tenho alguma luz solar dentro do canaril durante uma parte da manhã,dei vitamina E a todos,estavam todos praticamente a cantar.Acasalei a 11 de Março,alguns dos que tem os ovos goros,vi-os galar varias vezes.
Não consigo perceber onde falhei,mas houve um pequeno pormenor que me falhou,mas ainda hei-de de descobrir,só espero que seja a tempo.

Ate podia pensar que teria sido do tratamento que fiz com o ESB3,mas nesse caso não tinha ninhos com os ovos todos cheios.

Tenho um presentimento que alguns só talvez para o próximo ano,é que me darão algum filho,não quero ser péssimista,mas é o que me parece.

Um abraço

Carlos Faisca

Ricardo Ferreira disse...

Amigo Carlos, o mesmo está a acontecer comigo, machos reprodutores que no ano passado deram-me campeões, este nem um ovo galado, mesmo na segunda postura.
Penso que só há uma explicação, o tempo que tem estado, principalmente o FRIO. Ainda esta noite de Sábado, estiveram aqui para os lados de Coimbra 2ºC de noite.
Abraço e calma...

Carlos Faisca disse...

Olá Ricardo.
Mas cá a temperatura não é desculpa meu amigo.Dentro do canaril tenho 20º durante o dia,e de manhã cedo estão 18º,como vês não é por aí.

Mas vou dar a volta á situação,não como eu imaginava,mas doutra maneira.Vou apostar naqueles que me estão a galar,e deixar os outros para mais tarde,e se necessário só para o proximo ano.


Olha que já crio canário há mais de 20 anos,não me lembro de tantos ovos brancos na 1ªpostura,ainda por cima com as condições que eu lhes dei,não eram para falharem tanto.

Posso estar enganado,mas este ano vai haver menos canarios.
Amanhã deve de me nascer o 1º deste ano.

Um abraço

Carlos Faisca

Unknown disse...

Amigo Carlos, adquiri-lhe um casal de castanho pastel mosaico vermelho em matosinhos e já tem 4 crias com 3 dias, estão lindos.
Um abraço,

José Martins

Carlos Faisca disse...

Boas tardes

Fico contente consigo amigo José, mas não é o unico, ainda hoje falei ao telefone com um amigo, que este ano ficou com uns 20 canarios meus, na maioria femeas,Tem uns 30 casais, e já tem perto de 80 canarios anilhados da 1ªcriação.Está todo contente.

Os meus também irão aparecer, parece-me é que alguns que eu mais queria, me vão falhar.
m abraço

Carlos Faisca

Unknown disse...

Aquim no Brasil, começa mais tarde por volta de julho, espero que este ano seja melhor, pois o ano passado com 15 casais só tirei 25 filhotes, bons, mais muito pouco.
Espero que seus problemas não te desanime. Abraços Claudio.

Carlos Faisca disse...

Bom dia Claudio

Eu já estou vacinado meu amigo.
O que me custa não é tirar poucos,pois assim também não vou ter tanta dificuldade a dispensa-los,e não tirar alguns dos que eu queria.
Se este ano a criação me correr como a sua do ano passado,tenho 145 femeas,iria tirar mais coisa menos coisa uns 250 canarios,o que já não é nada mau.

è por estas e outras razões,que eu aconselho a começar no minimo com 3 casais da mesma raça,para já não falar em 5 femeas,e 3 ou 4 machos,o problema este ano,e cada vez mais para o futuro são as femeas.Valem ouro meus amigos,mais ainda nesta altura do campeonato.

Um abraço
Carlos Faisca