quinta-feira, 15 de abril de 2010

FINALMENTE DOIS NINHOS COMPLETOS

A minha criação de canários dava quase uma novela.Ontem dei mais uma volta pelos ninhos,e encontrei mais 4 ou 5 ninhos de castanhos pasteis vermelho mosaico todos brancos,tudo filhos de machos que participaram no Mundial.Parece mentira mas isto de participar em grandes eventos,principalmente no Mundial,depois trazer os canários para a nossa reprodução esta-me a deixar preocupado.

Os canários do ano passado,que não participaram em nenhuma exposição não falharam praticamente um único ovo,alguns dos adquiridos fora,e os meus que levei ás exposições,que para mim são os que mais gosto,falharam 90%na 1ªcriação.Já o ano passado mandei 12 machos castanho pastel vermelho mosaico ao Mundial de Itália,e só 1dos machos me galou na 1ªcriação.Pelos vistos começa a ser normal os que nós mais gostamos falharem na 1ªcriação.Mas no fim todos querem filhos dos melhores!!!porque será?
Pois é meus amigos,eu este ano paguei já vários canários a um preço razoável,muito acima da média que nós costumamos pagar,e se vos disser que devo de contar pelos dedos os filhos já conseguidos,mesmo cruzados com os meus canários.

Mas nem tudo corre mal,continuando a dar a volta aos ninhos vou encontrar 2 ninhos de castanhos vermelho mosaico cada um com 5 canário.(até me benzi)
Nem queria acreditar,este ano é a 1ªvez que saem os canários todos,dividi logo a coisa para não sobre carregar os pais,deixei ficar 4 em cada ninho, e passei um castanho para um ninho de castanho pastel que tinha 2,e o outro foi para um ninho de opala vermelho também só com dois filhotes,um nadinha maiores,mas como escolhi os maiores a diferença é mínima.

Os machos que me falharam a galar estou a mete-los em gaiolas de exposição,para ganharem mais cio,(só não os meto em voadeiras,porque a luz lá é apenas a do dia,e mesmo assim entra muito pouca)para depois quando achar oportuno,e que me pareçam já em condições de galar os meter novamente á criação,porque este machos para o próximo ano estão todos em forma e não me devem falhar.
Não posso arriscar a mete-los todos novamente com as fêmeas,senão estou sujeito a que me falhem novamente,e o mês de Abril já vai a meio,e eu não tenho assim tanto tempo como isso.E depois se me morrerem 100 numa criação,não tem problema desde que nasçam 400,porque há sempre alguns que morrem,outros que jogo fora,outros que caem do ninho,o que é perfeitamente normal.
Não posso é arriscar a ter novamente quase 50%de ovos brancos e mais 25,ou 30% dos galados mortos dentro do ovo.Vou só fazer-vos uma conta do mais ou menos se passou na 1ªcriação,embora ainda algumas fêmeas mais atrasadas,estejam a chocar os ovos.
Tenho 145 fêmeas,2 não puseram ainda,as outras puseram uma media de 5,5 ovos,o que dá quase 800 ovos,(sim porque tive fêmeas a 5 ovos,mas tive outras a 7 ovos cada)

Tenho lá um balde de ovos brancos,que serão talvez quase metade dos ovos metidos pelas minhas fêmeas,tipo 400 ovos,mais perto 150 filhotes que me morreram na casca,nasceram-me por ex:no máximo tipo 250 canários,e desses 250 canários se calhar morreram-me perto de 100,logo nos 2º e 3º dias de vida,no final da 1ªcriação se as contas não me falharem muito,e se as coisas estabilizarem,como tenho ainda alguns ninhos para sair,na melhor das hipoteses talvez consiga aproveitar uns 150 filhotes,metade do que devia ter tirado para ter uma media aceitável na 1ªcriação.
Pensando positivo,nada está perdido,ainda posso recuperar na 2ªe na 3ªcriação.

E eu que só queria fazer 2 criações este ano,porque isto de criar com tantas femeas dá bastante trabalho,e ocupa-me o tempo livre praticamente todo.O que vai acontecer é que todas as fêmeas que tem filhotes nesta criação,vão ter de fazer 3 criações,as outras que os tinham goros ou os deixaram morrer(ou morreram devido a problemas) vão-me fazer apenas duas criações,porque já não deve dar tempo para fazerem mais.

8 comentários:

Eduardo_canarios disse...

Boa noite;
Olá Sr Faisca,lamento o que lhe está acontecer,mas muito sinceramente duvido que os machos não estão a galar tenha alguma coisa haver com o mundial ou de outro evento que possa ter feito.Assim todos os expositores que fizeram o mundial estariam mal da vida,não acha?Não terá dado nada aos canários que os tivesse deixado assim(sem galar)?
Desculpe a franquesa,mas sou uma pessoa frontal e directa e não gosto de rodeios...
Não me interprete mal,mas é apenas uma observação.
Um abraço;
Eduardo Garcia

Unknown disse...

Boa noite amigo Carlos.

Tenho lido as suas postagens com alguma tristeza pois calculo o que o Sr deve estar a passar neste momento relativamente ás suas criações.

Á que levantar a cabeça, melhores dias virão, desistir nunca.
Sei que você é forte para enfrentar esta situação é um criador experiente e saberá dar a volta com certeza.

Permita-me uma questão: Já pensou em mandar fazer analises aos canarios mortos no ovo e aos que chegaram a nascer acabando por morrer?

Por aqui a criação está a correr bem, estou a seguir à risca o mesmo método que o ano transacto.Sem problemas de maior.

Muita força amigo.

Um abraço,
Vitor Monteiro

Carlos Faisca disse...

Boa noite Edu

Desculpe lá a minha frontalidade mas o amigo ou não percebe nada disto,ou diz as coisas sem pensar,ou então está-me a chamar de burro.Acha que eu ia dar algo aos meus canarios que escolho para as minhas criações...Eu não dou nada a canario nenhum muito menos aos meus!!!

O que se passa penso que seja o seguinte:um criador leva meses a preparar os seus melhores canarios apenas para os levar ao Mundial,quando lá chegam devem,ou deviam estar no pico de forma,pois só assim podem marcar,não é preciso apenas serem bons,também tem de estar impecaveis na altura do julgamento.Nada pode falhar naquele momento,depois as viagens,o factor luz,e todo o stress envolvente,prejudica bastante a ave.
Talvez por eu não ter dado nada nem antes de qualquer prova nem depois me tenha prejudicado.
Este ano se for ao Mundial,vou experimentar a dar um anti-stress,e depois fazer uma especie de quarentena,separando-os dos outros,e fazendo um tratamento.

E só os vou acasalar na 2ªcriação,depois de ter feito um tratamento preventivo,e de dar tempo para lhes dar vitamina durante 3 ou 4 semanas antes de os meter com as femeas,ou vice-versa.

Um abraço

Carlos Faisca

Eduardo_canarios disse...

Boa noite;
Sr Faísca,desculpe mas eu não o tratei mal,segundo não lhe estou a chamar burro em terceiro talvez não perceba mesmo nada disto,mas á quem perceba muito(ou pelo menos julga que percebe) e cometa erros de um aprendiz,fique descansado que não manifesto mais a minha opinião.
Boas criações;
Cumprimentos

Carlos Faisca disse...

Caro amigo Edu

Peço desculpa se ficou chateado,mas no seu comentário o amigo leva-me a pensar que eu dei algo aos meus canários que lhe prejudicaram a gala?Secalhar sem saber!porque não percebo nada disto como diz....

Já perguntou a outros criadores que mandam os seus machos a Mundiais,principalmente fora do pais,porque aí a viagem é maior,se os machos deles tambem por norma não costumam falhar na 1ªcriação?

Se eu desse algo aos canarios que lhe prejudica-se a gala,acha que ia dar logo aos que são para a minha criação?

Sou um apendiz como qualquer outro criador,e erros quem os não comete?
Eu pelo menos assumo o que faço e dou a cara,não tenho receio do que o amigo ou outros possam pensar.
Mas tento ajudar outro qualquer criador como é o seu caso,a não cometer os mesmos erros do que eu.
Só não percebo uma coisa,como é que as palavras de um aprendiz que se farta de cometer erros,o fazem vir tantas vezes visitar o meu blog?

Eu agradeço o seu comentario,como o de qualquer outro criador seja ele positivo ou negativo.

Depois meu amigo se tudo corre-se ás mil maravilhas,este hobbie perdia o interesse.
Não me leve a mal Srº Edu,mas secalhar esse criador que não percebe nada,MAS QUE JULGA QUE PERCEBE,sem o amigo dar por isso, já aprendeu algo com ele.

Um abraço

Carlos Faisca

Eduardo_canarios disse...

Desculpe,mas você é que partiu para a ofensa,eu unicamente dei o meu parecer,se você interpretou outra coisa,não tenho culpa disso,agora está a dizer que eu disse que você deu alguma coisa que prejudicasse a gala dos seus machos,não foi isso que eu disse...eu não levei a mal aquilo que disse,agora à é que ter respeito para ser respeitado,porque quem partiu para a linguagem menos própria foi o Sr.porque eu na minha 1ª mensagem só fiz uma observação,nada mais...
Você interpretou da maneira que você quis,eu não o disse que o fez propositadamente,agora estar a colocar palavras na minha boca que eu não pronunciei é que não,porque além de ser uma pessoa educada e honesta sou acima de tudo humilde...e venho visitar o seu blogue assim como visito de outro qualquer criador que visita o meu...
Espero que tudo lhe corra pelo melhor,passe bem.

José Martins disse...

depois de ler estes "tristes" "galhardetes" entre "criadores"(independentemente da dimensão de cada um)pergunto...
GANHARAM ALGUMA COISA COM ESTA TROCA PUBLICA DE PALAVRAS???

Boas criações
José Martins
Canaril de Mafra
STAM: BZ 02

Halisson Alves disse...

Olá amigo, gostaria de saber o que você fornece aos seus canários de fator vermelho mosaico. É cantaxantina? Se fornece este corante, me indique uma quantidade certa de se misturar na farinhada. Com quantos dias de vida deve ter o filhote mosaico para que eu forneça a cantaxantina? E por quanto tempo devo fornecer?

Obrigado pela atenção.