quarta-feira, 21 de abril de 2010

VIAGEM A LISBOA AO ENCONTRO DA E.D.P. NO PAVILHÃO MULTIUSOS

Ontem!embora não me fizesse geito nenhum, tive de ir a Lisboa de autocarro.
Foi praticamente um dia perdido em relação aos canários, pois parti ás 6h da manhã e só cheguei a casa quase ás 21h,estava a começar a 2ªparte do jogo do Inter-Barcelona.
Quem ficou com a "obrigação" de dar comida aos meus canários, foi a minha mulher, e não é por nada mas desenrasca-se bastante bem, teve foi de meter um dia de ferias para lhes dar de comer.
Fui ao encontro que a EDP tem feito nos últimos anos, normalmente no mês de Abril, no Pavilhão Multiusos em Lisboa.
Este ano esteve bastante melhor do que nos outros anos, e vale sempre a pena deixar de trabalhar um dia, para passear e ainda poder conviver com alguns colegas de trabalho, só que no meu caso torna-se complicado, porque a minha cabeça nesta altura do campeonato esta mais na garagem dos meus canários do que em qualquer outro sitio.

Jantei e nem sequer fiquei a ver o jogo, mesmo sendo daqueles que eu gosto de ver, e embora soubesse que os meus canarios estavam bem tratados, nunca é a mesma coisa. Ainda tive tempo para verificar todos os ninhos, tirei mais 3 ou 4 pequenos mortos, aproveitei para tirar os ovos, meter as que eram para começarem a chocar, dar perilha ás que tem filhotes, e para pouco mais deu, porque a luz começou a apagar ás 22h, e assim que as lâmpadas florescentes apagam, para dar inicio ao "por-do-sol", deixo-os sozinhos, para não os incomodar.

Os canários depois de anilhados,estão a desenvolver-se bastante bem, mas continuam a morrer-me filhotes com 2 e 3 dias de nascidos, embora isso seja normal morrer um ou outro, ainda mais a quem tem muitos como eu. Os que morrerem nos ovos é que me deixam mais preocupado, mas por enquanto ainda é cedo para tirar conclusões precipitadas em relação ao resultado do Baytril, embora tudo me leve a pensar que não foi o medicamento certo.

Agradeço a todos os que me ligaram, ou mandaram mails a tentarem me ajudar, ou porque já tiveram problemas semelhantes, ou porque acham saber do que se trata, assim como a solidariedade de outros, preocupados com o meu problema.
Peço é desculpa a alguns que se calhar nem respondi, porque houve um dia que apaguei alguns mails por engano, e depois não fui logo ver ao lixo, e quando passados 2 ou 3 dias fui procurar já lá não estavam.

2 comentários:

Nuno disse...

BOAS AMIGO CARLOS.....
DE BOM NEM O TEMPO VAI NEM AI NEM AQUI A NORTE, E PIOR AINDA AS CRIAÇOES.

OLHA DÁ AQUI UMA AJUDA A ESTA PERGUNTA: Quanto tempo precisam os canarios para mudar aproximadamente??OS DE FATOR VERMELHO E AMARELO TEM RITMOS DIFERENTES?? OS MARELOS MUDAM MELHOR OU PIOR??PRECISAM DE 120 dias 15o o que poderá influenciar de forma negativa e positiva??

BEM SEI QUE TENS MAIS QUE FAZÊR DE ME RESPONDER MAS SE PUDERES E SÓ QUANDO PUDERES DÁ CÁ A TEU PARECÊR DA TUA EXPRIÊNCIA.

Cumps, Nuno Faria
E melhores dias virão quer para ai quer para aqui que os canarios só arrancaram agora a pôr.

Carlos Faisca disse...

Boas amigo Nuno

Este ano a coisa esta complicada.
Estão a nascer os meus ultimos filhotes da 1ºcriação,e se tudo correr bem vou tirar apenas metade do que tinha pensado tirar este ano.

Em relação á muda,ela começa mais cedo para os canários que nascem mais cedo,o que é perfeitamente normal.(e vive-versa para os que nascem mais tarde)

Os canários s/factor por norma fazem a muda mais rapido do que os c/factor, o que tambem é normal.
Nos canarios com o factor mosaico, as femeas acabam a muda primeiro do que os machos, porque estes devido á mascara levam sempre mais algum tempo(2 a 3 semanas para mudar completamente o barrete)

A alimentação que fornecemos,assim como a temperatura e o local e as instalações onde se encontra o nosso canaril, também tem alguma influencia tanto na duração como na qualidader da muda dos nossos canários.

Boa sorte para a tua criação.
A minha esta a meio gás,ou seja neste momento tenho metade dos canarios que devia de ter nesta altura.Mas pode ser que na 2ªcriação as coisas me corram melhor.
Um abraço

Carlos Faisca