segunda-feira, 31 de maio de 2010

UMA SEMANA DEPOIS DO INICIO DO TRATAMENTO COM O FUNGIZONE

Neste fim-de-semana lavei os últimos 3 módulos com 12 voadeiras que faltavam, troquei e lavei as grelhas das minhas 145 gaiolas de criação, como costumo fazer uma vez por semana, e ainda limpei e troquei as grelhas das voadeiras onde tenho os canários da 1ªcriação e os reprodutores que por qualquer razão não me agradaram. Agora faltam apenas lavar os 20 voadeiras que se transformam em 40 viveiros, e que espero finalizar já no próximo fim-de-semana, se tiver tempo suficiente.

Como vos tinha dito a nova garagem, está exposta ao sol até quase ao meio dia, como tal a temperatura é mais elevada do que na outra, marcando o relógio por volta das 10h da manhã 30º, que é quando a temperatura está mais alta, porque depois vai baixando, estabilizando por volta das 14h entre os 26ºe os 28º,baixando á noite para os 24º, o que é bastante elevado para a criação, mas como a garagem tem 3.10 mts de altura um bom sistema de ventilação, 2 ionizadores a trabalhar 24 horas por dia, até agora as minhas fêmeas estão a aceitar bem este factor.

Na sexta eliminei um phaeo vermelho mosaico que me ficou atravessado, não voltei a verificar o ninho depois de anilhar, e só agora com praticamente 1 mês é que vi que a anilha lhe tinha ficado no meio da pata, não dando para puxar para cima nem para baixo, e mesmo que a cortasse ia ficar aleijado para sempre, nunca em tantos anos de criação me tinha acontecido um caso como este, são estes que nos deixam tristes porque por norma são sempre dos que mais gostamos, e este tinha um óptimo desenho e um castanho melhor ainda.

A minha motivação melhorou bastante, para alem de ver já os ninhos com bastantes opalas vermelhos, em relação á 1ªcriação, até agora não me tem morrido canários depois de anilhar como na 1ªcriação, e posso vos dizer que já ultrapassei mesmo os 300anilhados só nesta criação, tendo alguns pequenos nascidos e outros ninhos ainda por nascer nos dias 2 e 3 de Junho, mas não posso entrar em euforias porque de um momento para o outro as coisas podem se inverter.
Penso que o tratamento que estou a fazer ser um dos principais responsáveis para que tal aconteça(MINHA QUERIDA PRIMA)e que sinceramente aconselho a quem tiver os sintomas idênticos aos meus, pode me dar uma óptima 2ªcriação, mas pode me trazer um numero indeterminado de ovos brancos na próxima criação.

Se as minhas fêmeas se aguentarem á bronca na 2ªpostura como ate agora, vou deixa-las iniciarem a 3ªpostura, e seja o que Deus quiser meus amigos.
Já estou por tudo, porque para quem esteve quase a separar os casais, devido a tantos problemas que me estavam a acontecer, e não criar mais este ano, e de repente tenho quase 500 anilhados.
Foi só pena o FUNGIZONE não ter chegado uns dias antes, se esse senhor dos C.T.T. soubesse o mal que me fez apenas pelo facto de não me ter entregue o produto na sexta de manhã como era previsto, em vez de na segunda-feira.
EU SABIA QUE O PROBLEMA NÃO ERA DAS MINHAS FÊMEAS E QUE PODIA CONTAR COM ELAS.

7 comentários:

Francisco Rey disse...

Boa Noite!!

Não fui ver o jogo mas ouvi o golo aqui de casa e depois as buzinadelas de quem passava pela rotunda. Quase parecia o nosso Benfica... quase!

300 anilhados isso é obra, vai ver que ainda vai ficar sem anilhas. :P Por vezes é preciso sofrer para se ter ainda mais gosto na altura do sucesso!!

Se quiser ajuda para lavar as gaiolas caso não consiga ter tempo para tudo é só dizer, dizem que sou muito bem mandado :)

Ainda bem que parece que já está tudo a encarreirar, mas não se pode falar muito alto para não dar "azar". ;)

Um grande abraço

Carlos Faisca disse...

Bom dia Francisco

Eu tambem não fui ver o jogo, ouvi apenas o relato, enquanto deu o jogo lavei mais 2 modulos e dei papa aos canarios. Enquanto não acabar de lavar as voadeiras não me posso baldar.
Só falta mais um fim-de-semana e penso estar tudo pronto, ainda por cima quinta-feira é feriado, vem mesmo a calhar.

Depois vou todas as manhãs cedo, logo após dar comida aos meus canários para a praia, para antes do almoço regressar, para lhes dar papa novamente.

Agradeço a sua disponibilidade, mas este ano para já estou praticamente safo.

Parece-me que se continuar assim não vou fazer 3ªcriação.
Hoje ás 9h tinha 31.9º na garagem, e apenas 25,5º na garagemm da muda,mais 2 graus do que ontem, se continuar assim daqui a 2 ou 3 dias não sei o que vai acontecer.

Um abraço
Carlos Faisca

Francisco Rey disse...

Bom Dia Sr. Faísca

Como é que vai resolver o problema da Temperatura? Vai ter que voltar a criar na da muda? Ou vai começar a abdicar da 3ª criação caso comece logo a ficar muito calor no inicio de Junho?
E que tal correu a criação dos seus Castanhos Amarelos Mosaicos? ;)

Esta noite já senti calor ao adormecer e parece-me que ainda vai ficar pior!
Por isso espero que a temperatura baixe um pouco até ao fim desta sua criação.

Abraço e força!

Carlos Faisca disse...

Boa tarde SrºFrancisco

Boa pergunta, mas nem sei que lhe diga.

Hoje ás 13 h tinha 29.9º, menos 2 graus do que de manhã devido a esta estar exposta ao sol durante parte da manhã. já desliguei todas as luzes mas mesmo assim não é suficiente.A garagem da muda tinha 26º,o que é optimo atendendo ao calor na rua.
Um amigo ligou-me e sugeriu-me que me emprestava o ar condicionado portatil dele, mas por enquanto não aceitei.
Penso que até aos 35º ser possivel que elas ainda criem, mais é que já não deve de dar, e logo agora que as coisas se tinham endireitado.Não há nada a fazer, este ano não é defenitivamente o meu ano.

Para o ano vou acasalar nas 2 primeiras semanas de fevereiro,logo a seguir ao Mundial, é vir de lá e juntar os canarios, para que em meados de junho tenha já as criações terminadas.
Um abraço
Carlos Faisca

Carlos Faisca disse...

Já me tinha esqueçido

Não sei quantos castanhos amarelo mosaico tenho ate agora mas talvez uns 40, não faço ideia.
Sei que tenho 2 voadeiras com uns 10 cada mais talvez uns 20 com uns 20 dias.
Castanhos pasteis é que tenho já mais de 50 nas voadeiras.

Francisco Rey disse...

Não me trate por Sr. que eu sou um miúdo de 28 anos, eu só o tratei por Sr. por respeito. Um Sr. criador de canários :)

Eu também tenho um ar condicionado portátil se quiser empresto-lho! Mas se nos faz mal às aves fará pior... que problema!!

Qualquer coisa avise por aqui ou por email.

Abraço

Carlos Faisca disse...

Ok.Então seja apenas Francisco

Ate agora nunca utilizei ar condicionado no meu canaril porque não tive necessidade, e só irei utilizar em casos extremos.

Tambem tenho instalado aparelhos em toda a minha casa, e este ano ainda não tive necessidade de o ligar. Mais logo vou lavar a garagem para ver se melhors um pouco. O clima cada vez mais esta a trocar as voltas aos criadores.
Um abraço
Carlos Faisca