quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MINHA PREPARAÇÃO PARA A CRIAÇÃO ESTE ANO

Como nos últimos dias tenho tido alguns criadores, muito preocupados em saber o que devem dar antes de acasalar, vou dizer o que penso dar este ano aos meus canários.
Eu independentemente da preparação para acasalar, de vez em quando, tipo de dois em dois meses, ou mês e meio, não costumo apontar essas coisas, nem ser muito preciso, mas também não importa,(não somos robots que tenhamos de seguir tudo á risca) dou 5 dias seguidos de ESB 3(costumo meter 1 gr por litro de água), como prevenção e logo a seguir um complexo B (1 gr por litro de água também) ,durante dois dias. Faço isso umas 6 vezes por ano, ate o costumo fazer durante a criação.

Este ano no inicio do mês de Setembro vacinei todos os meus canários contra a varíola, e passados uns dias iniciei o tratamento com o Fungizone, por ter tido cá o problema no inicio da criação, como tal preferi fazer logo o tratamento a todos enquanto estivessem nas voadeiras, poupando o meu trabalho e evitando que o problema voltasse no ano seguinte, tanto a mim, como a todos os criadores que a mim compraram canários. Só comecei a dispensa-los passados uns 15 dias após terminar o tratamento.
Dei ate acabar os frascos que me trouxeram de França, os frascos deram para fazer tratamento durante uns 17 ou 18 dias, não sei precisar, durante o tratamento retirei as banheiras, como tal estiveram umas 3 semanas, sem tomarem banho.
Entretanto dei também a todos o ivomec em Setembro, se não estou errado, já não me lembro bem.

Como o ano passado me dei mal com as aves adquiridas, porque tive N de problemas, e como a maioria delas, nem me deram um único filho, este ano adoptei a mesma politica que vinha fazendo há vários anos, comprar poucos e bons, como tal adquiri apenas 3 aves para o meu plantel, na exposição de reggio emilia, e penso me ficar por aqui.
Mas a esses já lhes fiz uma quarentena, á prior parecem-me bem de saúde, e integrados no canaril, vamos ver como se vão portar nas criações.
Como estamos sempre a aprender, e a tentar melhorar ano após ano, e como é com os erros que devemos aprender, e como sou um individuo aberto a experimentar novos processos.

Este ano e pela minha 1ªvez, não os vou desparasitar, visto que troco frequentemente as grelhas, assim como limpo as gaiolas normalmente de semana a semana quando as gaiolas estão mais cheias de canários, ou de 15 em 15 dias quando tem menos quantidade.
Não sei se sabem mas quando os desparasitamos os canários normalmente vão-se um pouco abaixo, por isso convém compensa-los de outras maneiras, fornecendo-lhe logo algo na papa, que convém dar durante o tratamento, e após um complexo B, o mesmo tratamento deve ser repetido 8 a 10 dias depois.

Dei o ESB 3 há um mês, e em principio vou dar novamente no inicio de Fevereiro, após esse tratamento devia de dar uma vitamina K, mas como na outra vez tive dificuldades em arranja-la e como tenho um complexo B em pó que mandei vir através da net, e tenho me dado bem com ele, vou continuar a dar.
Após dar o complexo B, durante dois dias, dou agua limpa durante 2 ou 3 dias, e de seguida começo a dar a vitamina E, a todos os meus canários, excepto todos aqueles que vieram do Mundial.
Esses não vão fazer parte da minha 1ªcriação, vão para a outra garagem para fazerem uma quarentena, e só vem criar para a 2ªpostura.
Dou também o Ivomec no inicio de Fevereiro, e não penso dar nada mais.
Claro que tenho os frascos do fungizone em casa, no caso do problema aparecer, mas isso só na altura vos vou poder dizer.

Não vou encharcar os canários de medicamentos preventivos, se ver que eles estão de perfeita saúde.
Só meto á criação canários saudáveis, não arrisco, o mais pequeno sintoma, vão logo para a outra garagem.
Não quer dizer que façam como eu, cada um deve fazer conforme acha ser melhor, e também consoante os problemas que tiveram em anos anteriores.
Eu simplesmente vou deixar de dar medicamentos, antes de aparecerem os problemas, vou antes ter os medicamentos á mão e dar sim, se achar que vão ser necessários.
Estou a dar germinado todos os dias em muita pouca quantidade, misturado com papa seca, e tudo o resto que á papa adiciono. Limpo a agua de 2 em 2 dias assim como as sementes.
Tenho sempre alpista e um pouco de chia á descrição, e ate agora parecem-me estarem em forma.
Vamos ver como me vai correr este ano a criação. Vou dando sempre noticias na medida do possível, como tem vindo a ser habito.

Sem comentários: