terça-feira, 8 de março de 2011

DIA DE CARNAVAL PASSADO NO CANARIL


Espero que todos estejam a passar um Bom Carnaval.
Cá no Algarve, o tempo tem estado mau, tem chovido bastante, e ontem como já vem sendo da praxe, ouviram-se os tais relâmpagos, alguns deles bem fortes, como é costume acontecer quando as minhas fêmeas estão no choco.
Espero que seja para me dar sorte. Amanhã á noite fazem 8 dias de choco as 1ªfêmeas, como tal vou começar a jogar os 1º ovos brancos, e goros do ano fora.

A húmida subiu a pique, como tal para a conseguir manter, entre os 50% e os 60%, que penso ser dentro do razoável, tenho de ter todo o dia ligado em cada garagem um desumidificador. Hoje tive a limpar voadeiras, e agora dei um pulo a casa para desanuviar um pouco. Logo á noite se não chover, depois do futebol logo vou dar uma volta, para espairecer.

As minhas fêmeas agora tem agarrado todas normalmente ao choco, como tal penso que o aconteceu, foi que no inicio não houve tempo dos machos galarem os ovos, das fêmeas que começaram logo a pôr, elas estavam aflitas. Mas o único culpado fui eu, que as passei antes do tempo, para a garagem das criações, muito cedo, antes do Mundial, e devia ter esperado mais umas duas semanas como o ano passado. As minhas fêmeas só podem vir para as gaiolas 1 mês antes de as acasalar, senão não dou conta delas, porque saem duma garagem com pouca luz, onde estão bastante calmas, para outra que tem janelas, só este pequeno pormenor já as acelera um pouco, depois talvez tenha abusado na papa.

Devia de os ter acasalado uma semana antes, mas como sou teimoso perdi talvez a hipótese de ter bastantes mais ovos galados. Estes pequenos detalhes são muito importantes no desenrolar da criação, e depois um criador como eu, já com mais de 20 anos disto, não pode falhar nestes "pequenos" pormenores.

O ano passado a minha 1ªcriação também me correu mal, muitos ovos goros, bastantes mortos nos ovos, e para ajudar o tal problema, que depois consegui superar.
Entretanto a 2ªcriação, ultrapassou todas as minhas expectativas, tirando 400 filhotes, mas como não há anos nem problemas iguais, vamos esperar com calma, para ver como as coisas me vão correr este ano.

Sem comentários: