quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DENTE DE LEÃO

DENTE DE LEÃO


Planta anual e perene,conhecida segundo o site, como argônio, coroa de um monge, ou chicória amarga taraxacón, entre outros.
Aproveitam-se as raízes,as folhas e as flores.
Floresce quase todo o ano,a partir das primeiras chuvas de outono,são caracteristicas as suas flores amarelas que ao amadurecer,abrem-se provocando a dispersão das sementes.
São várias as propriedades terapeuticas:
diurética,depurativa,desintoxicante,digestiva,colérica(estimula a produção da bílis),ligeiramente laxante e anti-inflamatoria.
As folhas contêm asparagina(aminoácido)alcaloides como a taraxicina e principios amargos como a cumarina.A composição quimicva da raíz varia conforme a estação do ano e o seu principal elemento é a insulina(polisacárdio),concentra-se principalmente no outono.Os elementos amargos têm a capacidade de actuar no fígado,vesícula e rins.
O dente de leão é especialmente utilizado em disfunções hepáticas e da visicula biliar,problemas renais e urinários,apesar de também se dizer que pode ser usado para a constipação,edemas,retenção de líquidos,hipertensão arterial,gota,irritações cutâneas,eczemas,forunculos,herpes,acne.
Mesmo quando as folhas são amargas,não parece que seja problema para os tentilhões,que as comem sem problema algum.Utilizo-o fresco ou em extrato concentrado e aquoso.
Não se esqueça de colher a planta inteira,com raíz de maneira que uma vez limpa,eles possam aproveitar o seu açucar.

Texto copiado e traduzido da revista Ornitologia pratica

Sem comentários: