terça-feira, 29 de setembro de 2009

ELEIÇÕES NO DOMINGO

Mais um fim-de-semana passado.

No sábado de manhã limpei todas as minhas voadeiras.
De tarde apareceram algumas visitas.
Embora tenha estado a tratar da passarada,no domingo á tarde,não deixei de cumprir a minha obrigação de votar,como sempre tenho feito até hoje.

Estamos praticamente em Outubro,e as compras já começaram.Tive a visita de alguns criadores de Olhão,que já começaram a levar os primeiros canários.Quem escolhe em primeiro está sempre em vantagem.Hoje tive a visita do juiz de canários de côr,o SrºArtur Cardoso,que também levou uns casais para a sua criação.Estavamos ambos com tanta pressa que me esqueçeu de tirar umas fotos.Só me lembrou quando ia já na moto,a dar gaz para o trabalho.

Algum dos criadores que me tinham reservado canários,já começaram a ligar para vir buscar as suas encomendas.É pena a crise que está instalada no nosso país,que deixa o pessoal renitente em apostar na compra de melhores canários,a fim de melhorarem o seus planteis.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

POLYGONUM AUBERTII






















POLYGONUM AUBERTII

Planta utilizada par a oxidação das patas e do bico nos canários Lizard,e Negros.
Ajuda a melhorar a oxidação das patas e bico.

sem se ter bons exemplares,de uma boa linha genética torna-se mais dificil de obter os resultados esperados.
Conhecida como:Trepadeira-Cascata,Cordão Prateado
Originária da China.
Crescimento muito vigoroso, alcançando 5 a 6 metros por temporada.Trepadeira vigorosa, sempre verde em zonas de maior calor.

Folhas:alternas,semi-persistente,porem com a base geralmente chanfrada,de ramagem de tons róseos claros e um tanto bronzeadas quando novas.

É uma planta que aprecia o frio,resistente ao frio e ao calor. (-9ºC),é fácil de cultivar, cresce desordenada que necessita de ser podada principalmente de inverno.

Flores: Inflorescência ramificada, formando cachos longos, com numerosas flores pequenas, brancas ou branco-esverdeado, perfumadas, formadas principalmente na primavera
Multiplica-se por por segmentos da ramagem transformados em estacas

Trepadeira adequada para revestimento de muros e paredes, caramanchões pequenos, bem como para emoldurar pórticos e portões, sempre em solos ricos em húmus.

Administrar:dar depois de colhida e seca ao sol durante alguns dias.
10 gr por kilo de papa seca a partir dos 50 dias de vida,e até ao fim da muda.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

VIAGEM A REGGIO EMILIA(ITALIA)

Posso vos dizer que na quinta de manhã, dia 19 de Novembro,pela nossa primeira vez,eu o Reinaldo o Paulo Martins e o Aleixo,arrancamos para Reggio Emilia,na station do Reinaldo.Pensámos em ir de avião,a partir de Sevilha,visto a viagem ser bastante barata(há 15 dias atras não chegava a 50 eur,ida e volta por pessoa)mas como não podiamos trazer canários,ou mais alguma coisa a mais,optamos por ir de carro.E se houver tempo,talvez dê para visitar algum criador,na viagem.

Eu há precisamente 3 anos,nesta altura também fiz uma viagem de 15 dias com a minha familia,de carro(fiz mais de 8000 km),fazendo o mesmo itenerário no regresso a casa,embora fosse recortando a costa,passando por enumeras praias,ficando a dormir em Marselha,e em Montpllier.Porque na ida aproveitei para passar por Andorra,andei no Norte da Italia,passei pela Eslóvenia,e fui até á Croácia,a cidade italiana mais a sul que visitei,foi Roma.Talvez noutra altura com tempo vá conheçer o sul da Itália,e a Sicilia.De regresso voltei pelo sul da França.Vamos ficar a 1ªnoite em França,fazendo 1500 km,o que chega perfeitamente para um dia de viagem.

Na sexta de manhã arrancamos em direção a Reggio Emilia.Já temos quarto marcado para 2 noites nos arredores da cidade,descuidamo-nos,e ficamos a 15km,mas é num hotel com apenas 1 ano,metido no campo.Na próxima vez,vamos marcar hotel com pelo menos 3 meses de antecedencia.

Vão ser umas mini-férias,mais para fugir á rotina,conviver com os amigos,e visitar um país expetacular como a Italia,principalmente junto á costa que faz fronteira com a França,através do Monaco.A enorme quantidade de tuneis e de pontes que se apanham de rajada,assim que entramos no país,dá logo para notar a diferença.No Domingo á tarde regressamos,e voltamos a dormir novamente em França.Atravessamos todo o sul da França,atravessamos também uma parte da Espanha,passando na zona de Barcelona,Valencia,serra de Granada em direcção a Sevilha,e finalmente Portugal.Estamos pensando se tudo correr dentro da normalidade,chegar a casa na segunda á noite a qualquer hora.

CANÁRIOS E FUTEBOL

Bom dia.Espero que tenham passado um bom fim-de-semana.

O meu foi dedicado á passarada,e depois do jantar tanto no sabado,como no domingo,foi ver futebol.
Em termos de futebol foi um optimo fim-de-semana atendendo aos resultados.Desculpem-me os Portistas,não tenho nada contra ninguém,mas no futebol,um pouco de sorte como em tudo na vida,ajuda e bastante.

No sábado tive a visita do Marilio de Vila Real de StºAntónio.Foi pena ele trazer tão pouco tempo.Tive também a visita do Presidente do Clube dos Avicultores do Algarve o SrºVitor.
Tive mais algumas visitas,do pessoal do costume.
Como andei em obras,não foi um fim-de-semana dedicado ás fotos.

O meu amigo Reinaldo acabou finalmente a conduta do ar,e até desviou as lampadas de um corredor das gaiolas 40cm.É que só depois das gaiolas montadas,é que deu para verificar qual o sitio certo para as colocar.As coisas vão melhorando,é preciso é calma.

Embora tenha ainda metade dos canários na muda,dos que estão mudados,já começei a separar alguns canários que vou mandar ao Internacional Atlantico em Barcelos.
Não sei ainda quantos irei levar,mas menos do que o ano passado,tenho de pensar no Mundial.Penso levar 1 equipa e apenas 1 individual de algumas das raças que crio.Mesmo assim assim por alto,devem ser uns 50 canários,entre machos e femeas.
Quando tiver tempo logo tiro fotos aos phaeos amarelos mosaico,aos castanhos amarelos mosaico,e ás femeas castanho opalas amarelo mosaico.Não sei ainda quando.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

AMANHÃ METO MAIS ALGUMAS FOTOS

Em principio amanhã durante a manhã,vou meter as fotos que tirei ontem aos meus castanhos pasteis e a algumas femeas,de raças diferentes.
Ainda não escolhi quais as que vou meter,e como tenho andado bastante aterefado,não tenho tido tempo.
Esta noite vou ao clube de Olhão,como tal vou chegar tarde a casa,e não vou ter tempo.
Mas amanhã se quiserem dar uma vista de olhos a mais alguns dos meus canários nascidos em 2009,logo dão uma espreitadela.
Um abraço

Carlos Faisca

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DEFINITIVAMENTE,NUNCA MAIS MARCO UM CANÁRIO

Perdi a vontade de meter as fotos dos castanhos pasteis no blog.

Apanhei alguns castanhos pasteis para tirar fotos para meter no blog,e de entre eles destacava-se um canario filho do macho nº 700 que fez 91 pontos no Mundial de Piaçenza e de uma filha do campeão do mundo em Hasselt.Resumindo era um neto do campeão,muito bom por sinal,espero que até ao fim consiga tirar pelo menos 1 igual.Afinal o campeão deu-me bastantes filhos,eu escolhi para mim algumas femeas maravilhosas,e apenas 2 machos filhos dele,mas de femeas diferentes,fiquei apenas con 2 machos,porque não gostei tanto deles,estão agora a aparecer os netos,semelhantes ao avô mas com mais castanho ainda.Neste caso não há duvidas o genótipo acompanha o fenotipo.

Embora tenha bastantes castanhos pasteis semelhantes,aquele destacava-se um pouco dos outros,já lhe tinha fixado o nº da anilha e tudo(109),já estava marcado para o preparar para ir individualmente a Matosinhos.Paciência,parece que não é ainda este ano que a sorte me vai bater á porta.Já o ano passado me morreu um excelente castanho pastel,também sem motivo aparente,podia não ser o melhor,mas era aquele que eu mais gostava,como tal iria individualmente ao Mundial.

Á noite quando dei a ultima vista de olhos por todas as gaiolas,é que reparei que ele estava morto em cima das grades,ainda não totalmente frio.Tinha uma vida incrivel,até eu que tenho bastantes,e estou habituado a ver sempre uma quantidade significativas de machos castanho pastel nas gaiolas,era este que mais me chamava a atenção.

há mais de 1 mês que não se passava nada,até já estava a ficar admirado.
Um abraço

Carlos Faisca