sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PREPARAÇÃO PARA ACASALAR(DESPARAZITAÇÃO)

Ontem de manhã,meti zentel em todos aqueles que á prior vão ficar em casa para a minha reprodução.Em cada garrafa de 1,5 l,meto uma tampa vermelha do próprio produto.
Hoje ao fim do dia retiro todos os bebedouros com os restos do zentel.
Amanhã de manhã,quando lá chegar vou meter complexo"B" na água.(adquiri na farmácia)

Deixo ficar o complexo "B"sábado, e no domingo ao fim do dia retiro todos os bebedouros para voltar a passa-los por agua c/um pouco de lexivia,ou vinagre,durante algumas horas ou um dia,e depois antes de os meter a secar passo-os por água bastante quente e meto-os a escorrer em cima de uma toalha na minha marquise.

Faço sempre assim,mesmo quando mudo apenas a agua.Sei que tenho muito trabalho,mas os resultados estão há vista.Sem trabalho,nada se consegue meus amigo.É escusado dizer que tenho bastantes bebedouros para poder trabalhar á vontade.
De momento estou a usar bebedouros azuis,como estou a dar vitamina e medicamentos,estes são melhores para manter a qualidade destes produtos durante mais tempo,protegendo o produto da luz,ou dos raios solares,evitando assim uma mais rápida oxidação.

Sábado e Domingo,vou administrar complexo"B".
Segunda-feira de manhã meto agua limpa durante 5 dias.
Sábado,ou Domingo da próxima semana,volto a repetir exactamente o mesmo processo.
Em principio lá para dia 9 ou dia 10 de Fevereiro tenho o meu plantel completamente desparasitado,depois irei dar o ESB3 durante 5 dias seguidos,misturando 2 gr por litro de água(vou dar pela minha 1ªvez.Só dou uma vez,assim como o FP 20/20.

Após dar o ESB3,vou dar uma vitamina K,(recomendado pelo fabricante)e por fim umas 2 a 3 semanas antes de os acasalar,vou dar vitamina "E",este ano dos laboratórios Roche(minha 1ªvez).

Este ano atrasei-me um pouco,a iniciar os tratamentos preventivos para a minha criação,como tal,talvez não tenha tudo pronto para os acasalar a 13 de Março como previa.
Talvez só os acasale no fim-de-semana seguinte,a 20 e 21 de Março,vamos ver como tudo se desenrola.Até pode ser que eu ache que o 13 de Março,seja a altura certa.
Prefiro começar uma semana mais tarde do que começar sem garantias de que tudo fiz para ter sucesso nas minhas criações.Sei também que quando eu começar,há criadores que já estão a meio das suas criações.Tenho de ser forte para resistir á tentação de os não juntar,por isso não vou visitar criador algum que tenha filhotes.
Espero ter ajudado,e alguma duvida que ainda exista mandem mail.

8 comentários:

tiago silva disse...

Ola carlos.Eu so tenho que agradecer por escrever assiduamente,sem duvida que esclarece muitas duvidas pelo menos a mim.Eu dei aos meus no fim de semana intervermes o.c depois vita complexo B agora vou repetir e por fim la para 15 de fevereiro vou dar-lhes AD3EC fertizoon .Domingo devo adquirir o meu ultimo casal lipocromos vermelho intenso e nevado mas ainda estou um pouco indeciso.Tudo de bom consigo e com os canarinhos.
Cumprimentos,
Tiago Silva

Carlos Faisca disse...

Olá Tiago

escrevo quando estou inspirado,e tenho uns minutos livres.
Boa sorte para as tuas criações.
Um abraço
Carlos Faisca

José Martins disse...

boas amigo,
atenção à vitamina E! Deves dar antes das criações.Está PROVADO E COMPROVADO que durante a criação dada aos machos causa infertilidade nos ovos.

aquele abraço,
José Martins
Stam BZ02

Carlos Faisca disse...

Boa noite amigo Jose

Eu costumo dar umas 2 a 3 semanas antes de acasalar,e dou também quando os filhotes tem uma semana,e não tenho me dado mal.
Um abraço
Carlos Faisca

PIU PIU disse...

Oi Sr.Carlos tenho gande admiraçao pelo se; eu comecei a puco a criar e este ano ja estou a criar e goatava que me ajudasse numa coisa este ano ja me morrerao 9 crias as maes nao nao de comida as suas criasAJUDE-ME QUE FAÇO?
O meu mail é flavio_teixeira1989@hotmail.com
Obrigado

Carlos Faisca disse...

Bom dia Flavio

Já te mandei um mail.

Agora tens de ajudar,para eu tentar te ajudar também.
Preciso que me respondas ao que te perguntei,e de todos os pormenores.

Não gosto de dar palpites sem saber mais qualquer coisa.

Um abraço
Carlos Faisca

helder vitoriano borders disse...

boa tarde meu nome helder acompanho muito o seu blogue gostaria que ajudasse num problema me esta acontecer na criaçao os filhotes nascem muito fracos com uma pinta preta na barriga que eu penso que seja salmonelas .os que nascem com essa pinta normalmente as maes nao lhes dao comida e acabam por morrer ,nao percebo porque o tratamento com sulfaprime pneunorino complesso b e tem morrido bastantes agradeco a sua ajuda obrigado

352 disse...

bom dia amigo, gostava que me desse mais detalhada a desparatização dos canarios antes do acasalamento,meu mail é titano19@hotmail.com, abraço