segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PIOLHO VERMELHO!!!! PARA ME ESTRAGAR O DOMINGO.

Passou mais um fim-de-semana,e trabalho não me faltou.
No sábado terminei de montar as novas 40 gaiolas,e meti logo lá os machos que nelas vão criar.Foi o dia das visitas,tive visitas durante todo o dia,acabei por vender alguns canários a 2 criadores,mas a maioria foram amigos que me vieram visitar.
Troquei a alpista toda,dei um pouco de perilha numa vasilha á parte aos meus machos, e dei a segunda doze de zentel a todos os meus canários.

Quando dei por mim já passavam das 8.30h.Foi acelerar e ir para casa tomar um banho e jantar par ir ver o Benfica ao café.É que tinha combinado com o pessoal que lá ir ver o jogo.Para não perder nada do jogo acabei por ver a 1ªparte em casa,e só ir ver a 2ªparte do jogo ao café.Para ser franco não gostei,principalmente da 1ªparte.

No domingo de manhã,a 1ªcoisa que fiz foi dar papa c/germinado a todos,machos e fêmeas.Tinha um macho numa gaiola de exposição que tinha levado várias sova,durante quase uma semana de voadeira,na altura das mudança.Estava um pouco em baixo devido ás constantes lutas,como tal separei-o e meti-o numa gaiola de exposição.meti papa,perilha,e complexo B na água,a ver se ele reagia.

Embora tenha lavado,e guardado as transportadoras de madeiras que levam os canários individualmente para as exposições,as verdes que tinha comprado no Mundial,que servem para as vendas nas bancas,estavam ainda na garagem aguardando mais uns dias para serem lavadas e guardadas.

A referida gaiola estava perto das caixas transportadoras que vieram do Mundial.
Qual não foi o meu espanto quando me deparo com piolhos no canário,e na gaiola,piolho vermelho pequeno.Desinfectei logo a gaiola e a zona toda onde estava,dei voltas á garagem,e não vi mais nenhum,nem nos canário encontrei um único piolho,há coisas muito estranhas meus amigos.Como aquele canário estava um pouco debilitado,todos os piolhos das redondezas foram ter com ele.Assim o espero.

Fui logo á farmácia,comprei o Ivomec,e dei o ivomec a quase todos,o tempo não deu para mais.
Hoje á noite vou acabar de dar aos restantes.
Os canários que tinham ido ao Mundial concorrer tinham todos levado Ivomec,mas aos outros não tinha dado.Penso que quando estava na banca,ao meu lado estava lá um outro criador,e depois outro,e isso foi o suficiente para os apanhar.

Em principio o problema ficou resolvido,mas quando estiver esta garagem totalmente vazia,lá para Maio,vou lhe dar uma desinfecção daquelas.Embora não tenha encontrado mais nenhum,não se pode facilitar,podem estar onde não imaginamos.
Há vários anos que não via piolho em casa.
Depois de desinfectada,fica uma semana fechada,e só depois de bem arejada,é que vai receber os filhotes da 1ºcriação,lá para meados de Maio.

2 comentários:

Eduardo_canarios disse...

Boa tarde Sr Faísca;
Relamente mais vale prevenir do que remediar,eu também tive piolho o ano passado,este ano quero ver se não apanho até porque estou a tomar medidas drásticas...
Boas criações!

Carlos Faisca disse...

Boa noite Eduardo

Eu já lá vão uns ano que não me lembro de o ver por cá.

Já dei uma volta hoje outra vez e não decobri mais nada.

Mas vou ter de tomar medidas para não deixar eles criarem.
Boas criações para ti também.
Um abraço