quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ESTE ANO NASCERAM-ME MAIS MACHOS DO QUE FEMEAS



Como vos tinha dito, ontem vacinei todos os meus canários com a vacina poulevac C, é cara mas sai barata. Senão vejamos cada vacina dá para mais de 200 canários, como tal eu com 4 vacinas consegui vacinar todos os meus canários, e desse problema posso dormir descansado.

Ontem apanhando mais uma vez todos os meus canários, de um a um, e embora a muda não esteja acabada para uma parte deles, já vos posso dizer que me aconteceu exactamente o mesmo que o ano passado.
Tenho mais machos do que fêmeas, de praticamente todas as raças, embora nos phaeos vermelhos mosaico e castanho amarelo mosaico, esse problema seja mais evidente.
Como é evidente não vou poder dispensar fêmeas sem o respectivo macho.
cada fêmea que eu dispensar sem macho, é mais um macho que fica para cantar.
ontem eram praticamente 7h da tarde quando acabei de vacinar os canários.
Mas sabem como é, posso ter muito que fazer nos canários, mas ás 19.45h queria estar sentado a ver o jogo do meu clube.
Ainda deu para tomar banho, jantar á pressa e chegar ao café uns minutos depois do jogo BENFICA-Schalke 04 ter começado, mas assim que o jogo terminou, sai e fui para a garagem meter as grelhas e rolos novos,(também para esquecer o resultado negativo, e a prestação menos bem conseguida da equipa do BENFICA, que penso que se tivesse outra atitude em campo, poderia ter trazido outro resultado da Alemanha) comecei também a meter os poleiros nos meus 145 viveiros. Logo á noite depois de jantar vou acabar de meter os poleiros, e meter comedouros e bebedouros, para ver se amanhã ao fim do dia já começo a meter alguns do outro lado, vamos ver se consigo, senão sábado de manhã começo então a meter os que quero levar a expor, ou aqueles que eventualmente poderão ir este ano, a alguma das exposições que eu venha a participar, para os viveiros de criação.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GAIOLAS DE CRIAÇÃO LAVADAS

Passou mais um fim-de-semana, dedicado á limpeza. Depois de uma semana em que nem sequer tive tempo para ir ao café, nem ao clube, porque todas as noites depois do jantar, metia-me na garagem a ouvir musica, e a lavar gaiolas ate á meia noite, houve dias que ate saí mais tarde. Já estão todas lavadas e prontas, estão como novas, chão e paredes lavados, limpei as condutas do ar com compressor, assim como os restantes aparelhos, mas só hoje depois do jantar é que vou dar o Virgon S.

Não vejo hora de começar a separar os canários para as gaiolas. Em principio sexta-feira, começo a meter comedouros e poleiros, para que no sábado comece então a meter os primeiros canários da época. Não posso ter a garagem fechada mais dias, o tempo voa, e este ano deixei-me atrasar em todo os capítulos.
Comecei a criação já com um mês de atraso, e depois devido aos problemas que todos sabem, tudo se me atrasou, acabando também um mês mais tarde do que eu previa as minhas criações. Esta na hora de os começar a preparar, para as exposições que se aproximam.

Sábado foi o ultimo dia do tratamento, acabei os 6 frascos do Fungizone, foi mesmo á conta. Nos 15 dias de tratamento gastei os 6 frascos.
Durante o tratamento, da mesma voadeira, podia não ter nada a ver com o tratamento, mas 2 machos reprodutores de 2007 morreram, em tantos canários, ate não me posso queixar, não me morria um canário há já algum tempo.
No domingo meti complexo B a todos, assim como hoje de manhã, novamente, e meti as banheiras a todos por volta das 10.30h das manhã.
Não me lembro de uma loucura tão grande, foi pena não ter alguém a filmar a cena, em pouco mais de meia hora estavam as banheiras quase todas sem agua, ou com ela toda suja, troquei a agua c/sais em todas as banheiras. Hoje de manhã já troquei a agua novamente a todas elas, amanhã troco novamente, e amanhã á tarde vou guarda-las por mais uma semana, porque quarta-feira vou dar então a vacina contra a varíola, e como todos vocês também devem de saber, durante pelo menos uma semana após os vacinar, não convém meter as banheiras.
Noto melhorias em quase todo o meu plantel, quando tirar as fotos individualmente, depois de estarem nos viveiros, logo podem confirmar se tenho ou não razão para estar contente.
Mas também sei, que todos os outros criadores também melhoraram, como tal tenho é que trabalhar cada vez mais e melhor, para que no próximo ano possa melhorar mais qualquer coisa. O que cada vez se vai tornando mais difícil. A concorrencia de ano para ano também aumenta, o que ainda é mais gratificante, pois se conseguir obter alguma medalha nas 2 maiores exposições Mundias.(Internacional de Reggio Emilia e Mundial)da-me ainda mais animo para que no próximo ano, tudo faça para melhorar em relação a este ano.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

INTERNACIONAL DOS HERMANAS(SEVILHA)

Ainda não recebi as inscrições, mas tudo leva a crer que este ano vou levar alguns canários a concorrer no Internacional Dos Hermanas(SEVILHA).
Vou lá estar 4 dias a vender os meus canários entre quinta-feira dia 4 de Novembro e Domingo dia 7 de Novembro.

Em principio vou visitar também o Internacional da COSTA del SOL(TORREMOLINOS-MALAGA) no sábado dia 30 de Outubro.

Algum criador que queira encomendar algum dos meus canários, tem o meu contacto á dta. neste blog.

ULTRAPASSADOS OS 100.000 VISITANTES

No dia 1 Janeiro de 2009, coloquei um novo marcador de visitantes, e entretanto só agora reparei que já ultrapassei os 100.000 em menos de dois anos, pois ainda faltam mais de 3 meses para chegarmos ao fim do ano.
Quero agradecer a todos sem excepção que me tem visitado, principalmente aos portugueses e aos irmãos brasileiros, e a todos os portugueses emigrantes, espalhados por todo o mundo, assim como a todos os outros.
Ultimamente não tenho escrito, nem tenho colocado fotos, porque ando a lavar gaiolas todas as noites ate tarde, quando venho jantar, ou faço uma pausa, aproveito para dar um pulo aqui.
Domingo espero acabar de lavar todas gaiolas, assim como a garagem, e fazer a desinfecção no fim do dia, para de seguida a fechar durante alguns dias.

Quarta é o dia que estipulei para vacinar todos os meus canários, contra a varíola, espero que tudo corra como penso. Não vai ser fácil vacinar todos só num dia, mas tem de ser, não tenho mais dias disponíveis, nem posso esperar mais tempo.
Espero que tenham conseguido obter excelentes exemplares este ano, e que as exposições vos corram ainda melhor do que esperam.

Não tenho tirado fotos, porque alem de estarem ainda nas voadeiras, neste momento estou a acabar um tratamento de 15 dias, em que não lhes meti banheiras, o tempo disponível tem sido pouco, e como devem de saber, para obter umas boas fotos, temos de perder algum tempo, e depois a minha maquina também não me convence, mas mesmo assim, depois de os meter individualmente nas gaiolas, concerteza que lhes irei tirar fotos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

VIAGEM ATE RIACHOS

passou mais um fim-de-semana, como no domingo estive ausente, foi a minha Maria que tratou deles.
No sábado fui ate Alcoitão levar a minha filha, e aproveitei no domingo de manhã para dar um salto até á sede da columbofilia do clube de Riachos, onde o clube ornitológico local tem uma secção, é la que é a sede do clube de ornitologia, local onde foi feita a reunião do colégio técnico de juízes de ornitologia da FOP.
De volta trouxe então mais algum corante e as vacinas para a varíola.
Cheguei a casa a tempo de jantar e ir ate ao café ver a 2ªparte do jogo BENFICA-Sporting.

Como tive algumas horas sem ver os meus canários, hoje gostei ainda mais deles.
São os castanhos opalas vermelhos mosaico, que agora me estão a despertar mais atenção, também porque estavam bastante atrasados, mas agora alguns deles, já vão acabando de pintar a mascara.
Na sexta á tarde e no sábado de manhã limpei todas as voadeiras e troquei todas as grelhas. As gaiolas de criação, tiveram de esperar, tendo limpo ate ao momento apenas 75 das 145 que tenho. É preciso vontade para continuar, mas esta noite já tenho grelhas suficientes para lavar, como tal amanhã continuarei com a lavagem das gaiolas. Não consigo lavar mais de 15 gaiolas por dia, já me vai faltando a paciência.
No próximo sábado acabo o tratamento, e espero também acabar de lavar todas as gaiolas no próximo fim-de-semana.
Vou também meter as banheiras no domingo de manhã a todos, e iniciar a dar na agua o complexo B, durante uns 2 ou 3 dia.
Vou ter de meter um dia de ferias lá para quarta-feira que vem dar a vacina a todos os meus canários. Preciso de ajuda para dar a vacina, e como quem me ajuda a vacinar os canários é a minha mulher, tenho de meter um dia de ferias quando ela estiver de folga.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

LAVAR VIVEIROS!!! GRANDA SECA!!!

Na sexta-feira á noite, estive no café a ver o jogo entre o BENFICA e o Vitoria de Guimarães, fiquei triste com o que se esta a passar no nosso futebol.
Compreendo que errar é humano, não tenho nada contra esse srºBenquerença, ate o acho um bom arbitro.
Só não compreendo o porquê de ele quando arbitra um jogo para a UEFA, proceder de uma maneira diferente do que quando arbitra um jogo do BENFICA!!!!!!PORQUE SERÁ????
Não faço mais comentários sobre o assunto, o meu hobbie são os canários.

No sábado comecei a dar o FUNGIZONE como vos tinha falado,e de tarde estive a descansar um pouco e a limpar a alpista que tinha para limpar há já algum tempo, assim como a alpista de todos os comedouros das voadeiras. Tive mais umas visitas e entretanto passou a tarde, já era noite quando fui para casa.
No domingo depois de tratar dos canários comecei a lavar então os meus viveiros.
Só lavei 30 viveiros ontem, não é que custe muito, mas é saturante, e pelo que estou a ver, tenho gaiolas para lavar durante uns 15 dias. Ficam como novos lá isso é verdade, mas como são 145 viveiros, tenho de os lavar ás prestações, para não saturar, esta noite vou tentar lavar mais 10 ou 12, na desportiva que é para não custar tanto(ao som duma boa musica).
De vez em quando faço uma pausa para descansar e lá vão mais umas fotos.
Um dia destes a ver se tiro fotos a outra das minhas raças, é conforme me aptece.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O TRABALHO NÃO PARA!

mesmo que quisesse estar uns dias sem me preocupar com os canários, não podia.
Limpei os suportes onde vão os viveiros, mas estes só os vou lavar no fim-de-semana.
Vai ser cá uma empreitada, nem quero pensar, porque esta noite vou ate ao café ver o jogo do meu BENFICA,que vai jogar a Guimarães e vai ganhar 3-1 é um pressentimento meu.

Embora a muda esteja a correr dentro da normalidade,vamos ver se hoje á tarde tenho tempo para tirar algumas fotos ás voadeiras, porque as ultimas três tardes foram para limpar todas as voadeiras, assim posso dedicar todo o fim-de-semana á limpeza dos meus 145 viveiros, para que na segunda ou terça-feira, possa fazer a tal desinfeçãozita, este ano com Virgon S ás instalações e garagem.
Amanhã vou começar o tal tratamento de que vos tinha falado que iria da-lo em Agosto, mas como este ano tenho andado atrasado em tudo, vou então começar amanhã e vou dar entre 12 a 15 dias. Vou dar como prevenção, para que para o próximo ano não me apareça mais este problema"PROVENTRICULITE" que consegui superar, mas que me causou muito trabalho e tristeza, assim como a perda de muitos jovens canários.
Todos aqueles que visitam o meu blog assiduamente, tiveram oportunidade de presenciar todos os meus problemas durante a criação.
Para que no proximo ano não me volte a acontecer, nem a mim nem a nenhum criador que me compre canários este ano, porque (ela) anda por ai, á espreita em qualquer exposição que participem, ou em qualquer ave adquirida, a podem levar para casa.

MAS O ZÉ PORTUGUÊS PENSA SEMPRE QUE SÓ ACONTECE AOS OUTROS. É COMO O VACINAR CONTRA A VARÍOLA. CONHEÇO CRIADORES QUE DIZEM QUE NUNCA DERAM, COMO TAL NÃO NECESSITAM DE GASTAR MAIS UNS EUROS, NEM DE PERDER TEMPO A APLICA-LA.
Irão continuar a pensar assim até que um dia tenham azar, como eu já tive, e muitos dos criadores que tiveram e que a partir desse dia não deixam de vacinar as suas aves uma vez por ano.
Não é que muitos dos criadores mereçam porque querem apenas comprar barato, não se importando nem com a qualidade e muito menos com a saúde dos canários.

Volto a frisar que muitos criadores tiveram este problema este ano no seu canaril, mas para não darem parte de fracos, ou não contaram a ninguém, não podendo ser ajudados, uns por ignorância, ou falta de experiência não sabendo quais os sintomas, outros sabendo que o tinham, mas não conseguiram adquirir o medicamento. Alguns dizem aos amigos que tiveram, mas para não contarem a ninguém, como se os únicos prejudicados não fossem eles próprios por esconderem os seus problemas, com medo depois de não venderem os seus canários.
Este medicamento é vendido em França mediante receita médica em qualquer farmácia, e do qual já falei alguns meses atrás, e chama-se FUNGIZONE.
No próximo domingo vou buscar as vacinas para a varíola,que este ano custam 85 eur cada, eu vou adquirir 5, que deve ser á conta para os meus canários, mas só irei aplica-las 3 ou 4 dias depois de acabar o tratamento, e só depois de ter dado um complexo B.

Dei o Ivomec a todos o mês passado, amanhã vou começar o tratamento preventivo para a proventriculite, e no dia 27 ou 28 de Setembro,conforme a folga da minha mulher, eu tenho de meter mais um dia de ferias, vou então vacinar todos contra a varíola. Entretanto conforme os vou vacinando, vou logo escolhendo e separando aqueles que me agradarem, para os meter nos viveiros, para se prepararem para as exposições.
Só começo a dispensar os primeiros canários a 3 de Outubro, já todos devidamente tratados.
Este ano o preço dos canários tem sido um verdadeiro problema, é evidente que quem compra pergunta o preço a todos os criadores para tentar comprar o mais barato possível tentando fazer o melhor negocio possível, esquecendo-se de outros pormenores muito importantes, que alguns só se vão aperceber no próximo ano.
É evidente que um casal será X, dois casais será Y, e que 3 ou mais casais pode chegar a 40 eur cada canário conforme as raças.
Tambem tenho casais de qualquer raça a "80 eur", para aqueles criadores que não podem dispender mais uns euros, mas que como é evidente tem algumas diferenças, embora o sangue seja o mesmo.