terça-feira, 1 de setembro de 2009

A SERRALHA


A SERRALHA

É uma planta originária do Médio Oriente e Europa Oriental.Em Espanha,encontra-se em quantidade em vários locais.
Tem propriedades laxantes,diuréticas,depurativas e digestivas,principalmente como um remédio para as dores de estômago.Antigamente,era comum a preparação da água de serralhas na farmaciacontra todo o tipo de doenças,,mas a partir do sec XVIII,começou a considerar-se que este preparado era pouco util,como tal deixou de se utilizar.
Eu apanho as serralhas e dou-as frescas.As folhas são preferidas por os Serinus(canários),enquanto que as inflorescências são um deleite para os Carduelis(pintassilgos),procuram avidamente as sementes,sejam verdes ou maduras.

Para os meus pintassilgos é um deleite comer as serralhas e na verdade é muito fácil de ver em abril e maio os pintassilgos da cidade de Sevilha comendo as serralhas recolhendo o "pelusilla"das semilhas para forrar os seus ninhos.É um espectáculo digno de se contemplar.

Texto copiado e traduzido da revista Ornitologia pratica

2 comentários:

Unknown disse...

Gente por favor preciso muito comer essa erva, é receita da minha dermatologista, preciso muito da semente dela ou da muda pra mim cultivar, ONDE COMPRAR NA INTERNET?? Não acho em nenhum site, pq na minha cidade não acha de jeito nenhum.

Unknown disse...

Gente por favor preciso muito comer essa erva, é receita da minha dermatologista, preciso muito da semente dela ou da muda para cultivar, pois na minha cidade não acha, e também não encontrei na internet para comprar, me ajudem, me indique um lugar que tenha para que eu possa comprar. Obrigada!