sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O TRABALHO NÃO PARA!

mesmo que quisesse estar uns dias sem me preocupar com os canários, não podia.
Limpei os suportes onde vão os viveiros, mas estes só os vou lavar no fim-de-semana.
Vai ser cá uma empreitada, nem quero pensar, porque esta noite vou ate ao café ver o jogo do meu BENFICA,que vai jogar a Guimarães e vai ganhar 3-1 é um pressentimento meu.

Embora a muda esteja a correr dentro da normalidade,vamos ver se hoje á tarde tenho tempo para tirar algumas fotos ás voadeiras, porque as ultimas três tardes foram para limpar todas as voadeiras, assim posso dedicar todo o fim-de-semana á limpeza dos meus 145 viveiros, para que na segunda ou terça-feira, possa fazer a tal desinfeçãozita, este ano com Virgon S ás instalações e garagem.
Amanhã vou começar o tal tratamento de que vos tinha falado que iria da-lo em Agosto, mas como este ano tenho andado atrasado em tudo, vou então começar amanhã e vou dar entre 12 a 15 dias. Vou dar como prevenção, para que para o próximo ano não me apareça mais este problema"PROVENTRICULITE" que consegui superar, mas que me causou muito trabalho e tristeza, assim como a perda de muitos jovens canários.
Todos aqueles que visitam o meu blog assiduamente, tiveram oportunidade de presenciar todos os meus problemas durante a criação.
Para que no proximo ano não me volte a acontecer, nem a mim nem a nenhum criador que me compre canários este ano, porque (ela) anda por ai, á espreita em qualquer exposição que participem, ou em qualquer ave adquirida, a podem levar para casa.

MAS O ZÉ PORTUGUÊS PENSA SEMPRE QUE SÓ ACONTECE AOS OUTROS. É COMO O VACINAR CONTRA A VARÍOLA. CONHEÇO CRIADORES QUE DIZEM QUE NUNCA DERAM, COMO TAL NÃO NECESSITAM DE GASTAR MAIS UNS EUROS, NEM DE PERDER TEMPO A APLICA-LA.
Irão continuar a pensar assim até que um dia tenham azar, como eu já tive, e muitos dos criadores que tiveram e que a partir desse dia não deixam de vacinar as suas aves uma vez por ano.
Não é que muitos dos criadores mereçam porque querem apenas comprar barato, não se importando nem com a qualidade e muito menos com a saúde dos canários.

Volto a frisar que muitos criadores tiveram este problema este ano no seu canaril, mas para não darem parte de fracos, ou não contaram a ninguém, não podendo ser ajudados, uns por ignorância, ou falta de experiência não sabendo quais os sintomas, outros sabendo que o tinham, mas não conseguiram adquirir o medicamento. Alguns dizem aos amigos que tiveram, mas para não contarem a ninguém, como se os únicos prejudicados não fossem eles próprios por esconderem os seus problemas, com medo depois de não venderem os seus canários.
Este medicamento é vendido em França mediante receita médica em qualquer farmácia, e do qual já falei alguns meses atrás, e chama-se FUNGIZONE.
No próximo domingo vou buscar as vacinas para a varíola,que este ano custam 85 eur cada, eu vou adquirir 5, que deve ser á conta para os meus canários, mas só irei aplica-las 3 ou 4 dias depois de acabar o tratamento, e só depois de ter dado um complexo B.

Dei o Ivomec a todos o mês passado, amanhã vou começar o tratamento preventivo para a proventriculite, e no dia 27 ou 28 de Setembro,conforme a folga da minha mulher, eu tenho de meter mais um dia de ferias, vou então vacinar todos contra a varíola. Entretanto conforme os vou vacinando, vou logo escolhendo e separando aqueles que me agradarem, para os meter nos viveiros, para se prepararem para as exposições.
Só começo a dispensar os primeiros canários a 3 de Outubro, já todos devidamente tratados.
Este ano o preço dos canários tem sido um verdadeiro problema, é evidente que quem compra pergunta o preço a todos os criadores para tentar comprar o mais barato possível tentando fazer o melhor negocio possível, esquecendo-se de outros pormenores muito importantes, que alguns só se vão aperceber no próximo ano.
É evidente que um casal será X, dois casais será Y, e que 3 ou mais casais pode chegar a 40 eur cada canário conforme as raças.
Tambem tenho casais de qualquer raça a "80 eur", para aqueles criadores que não podem dispender mais uns euros, mas que como é evidente tem algumas diferenças, embora o sangue seja o mesmo.

7 comentários:

Rui Gonçalves disse...

pois é!!!! o nosso SLB afinal nao ganhou!!! este ano temos uma postura em campo mais esquesita!!! mas adiante!!!!
ta visto que mais vale dedicarmo-nos aos canarios!!! eheheeh

tem ai uns bons exemplares!!! como sou meio leigo nos termos aplicados na canaricultura,peço para que me explique o que quer dizer quando refere que tem canarios de raça pura e canarios portadores!!! é uma coisa que ainda nao tenho bases e nem sei como os distinguir!!!

se me puder esclarecer agradeço o seu tempo!!!

um abraço e boa sorte nas competições em que vai participar!!!

Rui Gonçalves

Carlos Faisca disse...

Bom dia SrºRui

Vou tentar lhe explicar, por vezes coisas simples tornam-se dificeis de explicar.
Um canario é puro,ou homozigotico quando o fenotipo é igual ao genotipo, e é portador de apenas um gene.
Ou seja, que estamos a ver quando olhamos para o canario em questão é igual ao genes que esse mesmo canario transporta, ou seja se acalarmos 2 canarios puros, ambos os filhos saem iguais ao pais.

Portador, ou heterozigotico, é todo aquele canario que o seu fenotipo não é igual ao seu genotipo, podendo ser portador de mais o que um gene ao mesmo tempo, o que não convem, se queremos melhor uma determinada raça.

No meu caso que crio a raça castanha e digo que tenho portadores de phaeo vermelho mosaico. Como é que obtive esses canários?

Cruzei um canario phaeo vermelho mosaico com um castanho vermelho mosaico, ambos puros ou homozigoticos, que me deram filhos, tanto femeas como nachos castanhos vermelhos mosaicos ambos portadores do gene phaeo.
Ou seja quando olhamos o canario em questão o seu fenotipo, ou seja

o que vemos é um castanho vermelho mosaico, embora quem perceba pela diferença das melaninas e da oxidação se tratar de um portador de phaeo,mas isso só o criador pode garantir verificando os seus apontamentos.mas ele no seu gene, que não se ve, só se ira manifestar nos filhos é portador de phaeo.

Espero ter ajudado

Um abraço
Carlos Faisca

Carlos Faisca disse...

Continuando o raciocinio.
Como se manifesta?

Imaginemos que no ano seguinte acasalamos dois castanhos vermelhos mosaicos, ambos portadores de phaeo, um casal que não se deve fazer, vamos ter 25% de hipoteses de tirar filhos phaeos vermelhos mosaico, porque ambos os progenitores são portadores da mutação phaeo.

Neste caso deve-se acasalar um portador X um puro, ou vice-versa dando na teoria 50% dos filhos portadores e 50% dos filhos puros.

Rui Gonçalves disse...

bem Sr. Carlos!!! acho que fiquei a perceber mais um pouco dos termos utilizados neste mundo! Tenho mesmo muito que aprender!!

obrigado pelo esclarecimento e espero um dia ser um criador com mais "calo"!! acho que aindo tou muito fresquinho. lllooolol

bem, um abraço e obrigado novamente!

Rui Gonçalves

Rui Gonçalves disse...

desculpe la a minha ignorancia mais uma vez!!!!
mas... é o seguinte:

tou a pensar criar a raça lopocromo amarelo/vermelho mosaico!!!

na loja onde costumo comprar vender os meus passarinhos tem la alguns mosaicos!!! ha alguma maneira de olhar para eles e saber se sao puros!!!! ou sera mesmo melhor comprar directamente a um criador!!!

abraço!!!

Rui Gonçalves

Carlos Faisca disse...

Bom dia Rui

Os vermelhos mosaicos á prior devem de ser homozigoticos, senão apresentavam algumas manchas melanicas ou mais vermelho do que o habitual, no caso de serem cruzados com vermelhos. pode é ter sido cruzado com branco recessivo e não detectares nada.
Em relação ao amarelo pode ser portador de branco.
Meu amigo se queres uma melhor qualidade deves de procurar um criador da raça que estas interessado em adquirir.
Comforme os teus objectivos neste hobbie assim deves de procurar o criador, porque há criadores que embora sejam honestos e te queiram servir bem, nem para eles tem qualidade como é que te podem dispensar a ti?
quando surge um ou outro bom exemplar fica em casa, para melhorarem no proximo ano como é evidente.

Na loja tens tambem o problema de todos os canarios estarem todos em contacto uns com os outros, como tal ao levares um, podes levar a lista dos problemas de todos eles que lá estão provenientes de diferentes criadores.

Faz como achares ser melhor para ti. Já te disse tudo, e para meio entendedor meia palavra basta.

Um abraço

Carlos Faisca

Rui Gonçalves disse...

ok!! percebi!! sem duvida que vou comprar directamente a um criador!!!!

obrigado e abraço!!!