quinta-feira, 25 de março de 2010

ALGUMAS FEMEAS NÃO AGARRAM O CHOCO

Ontem esteve um dia espectacular,talvez o melhor dia do ano,eu como ando de moto praticamente todos os dias,notei logo a diferença de temperatura,já não foi preciso utilizar o tal incomodo blusão.Ontem á noite depois de sair do canaril,fui ao café ter com o meu amigo Leandro,e depois de sair notou-se logo bastante o vento,e hoje a chuva voltou,o sol nem sequer apareceu,a temperatura baixou,e a humidade aumentou bastante.O tempo está descontrolado,e quem cria este hobbie apanha por tabela.

O factor tempo, afecta bastante as nossas criações,como tal,e por o que me estou a aperceber em relação ao que se esta a passar no meu canaril,tudo me leva a crer que vai ser um mau ano de criações.Espero estar enganado.

Praticamente já arrancaram quase todas as minhas fêmeas,mas uma grande parte delas,sem razão aparente,metem os ovos e mandam-me a mim choca-los.
Um caso ou outro é normal acontecer todos os anos,agora tantas como me está a acontecer este ano,não é normal.Agora optei por desligar o radio,e apagar metade das luzes,para estarem ainda mais calmos,estou a andar mais calmo no canaril,sem stress, nada de movimentos bruscos,e ate vou optar por usar roupa da mesma cor,para tentar passar o mais despercebido possível,para elas se habituarem melhor á minha presença.

Não é por nada,mas as 2 fêmeas da foto ao 2ºovo estavam agarradas no choco,depois de terem acabado a postura,não voltaram mais ao ninho.Tudo isto me deixa sem resposta,porque não mudei o ninho de sitio,não o modifiquei,o macho continua junto delas,e o que é certo é que elas não chocam,e uma delas é do ano passado,e o seu procedimento tinha sido exemplar,pelo menos é o que consta no meu livro de apontamentos.Será que as várias visitas de sábado terão algo a ver com o sucedido?

É por estas e outras razões,que este hobbie cada vez me fascina mais,quando pensamos em melhor certos e determinados factores,esquecemos outros pormenores que nós pensamos não terem tanta importância,mas que principalmente para elas fêmeas,e para o sucesso nas nossas criações pode ter muita.

Resultado ando a tentar dar a volta á situação,tentando apontar tudo o que se relacione com trocas de ovos de ninhos,em raças diferentes.Algumas fêmeas em vez de 5,estão a chocar 7 ovos,tive 3 ou 4 fêmeas que já me jogaram fora,um ovo cada uma,ou por acharem serem muitos ovos no ninho,ou porque detectaram que estavam goiros,
ou ate podiam ter ido agarrado ao se levantarem mais bruscamente.

Ao 7º ou 8ºdia dou uma vista de olhos pelos ninhos,com a luz roxa,para retirar logo os ovos goiros,para não prejudicarem os outros.
Espero que as vossa criações vos estejam a correr o melhor possível.

8 comentários:

Francisco Marques disse...

Tudo vai correr bem srºCarlos.
Como diz o tempo esta muito instavel e pode ser por isso.
Mas com as condiçoes que o srº tem vai recuperar.Desejo que lhe corra bem as criaçoes.
Francisco Marques

Rui P Azevedo disse...

Boas
Parabens pelo blog e não desanime, espero que lhe corram muito bem as criações, pois com tanto investimento é mau se lhe continuar a correr como está a correr.
Força

Um abraço
Rui Azevedo

Nuno Carvalho disse...

Olá amigo Faísca..

A mim aconteceu-me isso com 2 fêmeas no inicio, e visto ter 4 casais dessa raça, achei significativo..

Uma delas, retirei ninho e macho, deixei uma semana só e agora tem 4 ovos todos galados e agarrou bem.. Quanto á outra coloca 2 ovos e abandona sempre, já é a segunda vez este ano que faz isso.. Este tempo está demais..

Grande abraço, e boa sorte..
Nuno Carvalho

Carlos Faisca disse...

Boas noites

Eu não considero que a criação me esteja a correr mal,apenas podia ter começado melhor.No fim é que se fazem as contas.
Assim que o tempo melhorar tudo se deve compor.Algumas femeas sabem que não estão galadas como tal não vão chocar,mas outras passou-se algo.
Hoje a minha vizinha diz que andaram a limpara ontem as folhas das arvores caidas com uma maquina que as soprava para depois um carrinho de auto-limpeza as apanhar.Ate podia ser que tivesse sido esse barulho diferente que tenha assustado algumas femeas.
Um abraço
Carlos Faisca

Eduardo_canarios disse...

Boa tarde;
Olá Sr. Faísca,espero que a criação lhe corra como deseja.
Abraço
Eduardo Garcia

Carlos Faisca disse...

Boas noites

Agradeço a vossa força,e se tudo correr como espero,as coisas iram melhorar e normalizar concerteza.

Abandoram algumas,ficam outras,as que abandonaram,irão meter novamente e pode ser que na segunda postura já agarrem ao choco,senão vou ter de fazer umas trocas de casais.

Como só no fim é que se fazem as contas,vamos ver como será então o final das criações.
Um abraço
Carlos Faisca

José Martins disse...

bom dia Carlos,

Pois... este tempo continua a fazer das suas!
E para te deixar mais sossegado...
No meu Canaril não há visitas e só tem movimentos de manhã entre as 7.30 e 8.30 e á noite entre as 21 e 22 horas.

Tambem a mim começou dessa forma, femeas que não agarram o choco femeas que só poêm 1/2 ovos e não voltam a pôr e 57 ovos goros e 39 cheios nos primeiros 20 ninhos!!! com isto está tudo dito.
esperemos que na segunda postura tudo se recomponha!

aquele abraço!
ahhhh
e quinta feira tambem vou ser do Benfica!

José Martins
STAM: BZ02
Mafra/Lisboa

Carlos Faisca disse...

Boa tarde amigo Jose Martins

Não é por nada,mas cada vez percebo menos disto.
Hoje passei-me com uma femea do ano passado.O ano passado criou impecavel,sempre meteu os ovos no ninho,este ano é o 3ºovo que me mete no chão,mesmo com o ninho feito.Ontem há noite meti uma folha de jornal em cima da grelha para não perder o ovo,mas a "cabra"parece que fez de proposito,desviou um nikito o jornal,e foi colocar o ovo no unico sitio possivel em cima da grelha.Estava amolgado e eu parti-o para ver se tinha gala,e como todos os outros lá estava a gala.
Nem vos conto o que me passou pela cabeça.O ano não esta de feição para a passarada,como tal não se admirem de algumas atitudes menos positivas,especialmente por parte das femeas.

Eu ainda não tenho filhotes nascidos,e já tive N de atitudes esquizitas pela parte delas.
Mas como eu penso sempre possitivo,espero dar a volta á situação e conseguir alcançar os meus objectivos.

Vamos ver se o meu Benfica tem mais uma daquelas noites de glória.
Um abraço
Carlos Faisca