quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ECHINACEA



Planta e sementes com destacadas propriedades antisépticas, anti-inflamatórias, cicatrizante, imunoestimulante e depurativa
Desde os tempos antigos considerada sagrada pelos Americanos.
Clinicamente é utilizada contra a síndroma antigripal e as doenças resfriamento e outras patologias sobre base infecciosa. Constitui uma potente barreira contra os vírus, bactérias e diversas formas de contagio, mais especificamente a sua acção immunoestimulante manifesta-se com reacções defensivas contra a agressão de agente patogénico.
O emprego mais frequente da Equínacea é representado na profilaxia das doenças resfriamento :
- são de facto fundamentais a reactividade imunológica do sujeito ferido e a rápida produção de anticorpos.
No que diz respeito à actividade de cicatrização, são conhecidos os efeitos benéficos sobre feridas e/ou as lesões internas e externas.
Diversas preparações de Equinácea (tisana) estão mesmo empregadas no cuidado das inflamações e/ou as lesões mucosas orais. A actividade bactericida do Equinácea é particularmente evidente sobre o Staphylococcus aureus, Escherichia vazas e sobre Pseudomonas aeruginosa (Doença dos olhos dos pássaros).
Não são conhecidos da literatura os efeitos colaterais ou precauções emprego para esta semente.
Particularmente apreciada para todos os carduelis e spinus, sobretudo no período do muda até ao fim do período de inverno.
Emprego e doses: Pôr à disposição diariamente a semente, num comedouro ou num distribuidor automático.

Sem comentários: